Diretora de 'Elena' exibe novo doc no Festival do Rio

POR MATEUS CAMPOS

Documentário acompanha dois atores do Théâtre du Soleil, em Paris, enquanto enfrentam o desafio da gravidez - Divulgação

RIO - Responsável pelo elogiado 'Elena', a cineasta Petra Costa trouxe para a mostra competitiva da Première Brasil 'Olmo e a gaivota'. O documentário, que estreou nesta quarta-feira no Festival do Rio, acompanha dois atores do Théâtre du Soleil, em Paris, enquanto eles enfrentam o desafio da gravidez.

— Queria um filme imbuído com o espírito de um grupo de teatro. Com a força e a espontaneidade de um grupo de teatro. O resultado é um longa que tem um pouco da alma dessas pessoas.

Em todos os 82 minutos do longa, a italiana Olivia Corsini e o francês Serge Nicolaï se preparam para chegada do bebê, que se chamará Olmo. Ela que interpretava Arkadina na peça "A gaivota", de Tchekov, é obrigada a abandonar repentinamente o teatro por conta dos riscos que os exercícios físicos representam para a gravidez. Ele, responsável por atuar como Trigorin, continua.

A decepção de Olivia por abandonar o palco é apenas mais um das questões levantadas pelo filme. A presença dela em casa é o ponto de partida para que ela inicie uma reflexão sobre a relação de ambos e sobre a própria existência. A câmera, por sua vez, acompanha o casal até nos momentos mais íntimos.

A presença de Petra só é notada quando ela instiga Serge ou Olivia com perguntas. A fronteira entre atuação e espontaneidade é ressaltada quando, em um momento, a diretora pede para que eles repitam o diálogo, porém com motivações diferentes.

Mais cedo, Felipe Rocha - que na terça-feira esteve na tela da Première Brasil atuando em “Nise - Coração da loucura” - apresentou o curta-metragem "Som guia", que compete na mostra de ficção. Nos 15 minutos, ele faz um exercício de metalinguagem ao acompanhar um casal. Enquanto Enrique Dias é sempre acompanhado pela câmera, o som - pelo menos no início - segue a atriz Mariana Lima.

Link permanente -

Deixe um Comentário


- Nas asas da invenção, uma gaivota encanta olhares no Festival do Rio 2015 »