Petra Costa volta a mergulhar no universo íntimo feminino

12/12/2014 por Mariana Pitasse em Brasil Econômico

12/12/2014 | 09:58 - Atualizado em: 12/12/2014 | 13:08

Petra Costa volta a mergulhar no universo íntimo feminino

Em “Olmo e A Gaivota”, a diretora imerge na mente de uma mulher durante os nove meses de sua gravidez e trabalha mais uma vez em território sinuoso entre o documentário e a ficção

Redação Brasil Econômico redacao@brasileconomico.com.br

No longametragem “Elena”, lançado em 2013, a diretora Petra Costa filma um mergulho profundo em pensamentos e memórias de sua própria história. Ao recontar a curta trajetória da irmã, que parte para Nova York aos 20 anos com a vontade de ser atriz de cinema, mas acaba morrendo de uma maneira trágica, Petra se debruça sobre um trauma latente a fim de desatar um nó. Através de uma linguagem delicada, o filme narra o reencontro de Petra e sua irmã, como uma necessidade para deixá-la, enfim, partir. Após sensibilizar público e crítica em “Elena”, a jovem diretora se mostra pronta para alçar voo em outro drama existencial. Em seu novo projeto “Olmo e A Gaivota”, codirigido com a dinamarquesa Lea Glob, Petra imerge dentro da mente de uma mulher durante os nove meses de sua gravidez. “O que me motiva a fazer cinema é a capacidade que ele tem de penetrar nos pensamentos das pessoas. Tentar chegar onde incomoda, porque é daí que sempre sai algo pulsante”, afirma a diretora, que também é atriz e tem formação em psicologia.

Menos melancólica que em “Elena”, Petra se coloca novamente no lugar da investigação de temáticas do subconsciente. Equilibrando-se em um difícil desafio, a diretora trabalha mais uma vez em território sinuoso entre o documentário e a ficção, ao trazer às telas outra experiência íntima. Em “Olmo e A Gaivota” ela narra um rito de passagem da vida da atriz Olivia Corisini, da companhia de teatro francesa “Théâtre Du Soleil”.

A diretora Petra Costa
Foto: Divulgação

Inspiradas na obra “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf, e na peça “A Gaivota” de Tchekhov, as diretoras Petra e Lea apresentam Olívia e seu namorado, Serge, interpretando suas próprias vidas. “A ficção funciona como um artifício, em que você consegue criar a passagem aos pensamentos mais secretos. Se utilizasse somente a linguagem do documentário seria mais difícil penetrar na história”, explica.

O filme, que foi produzido pela Zentropa (produtora dos filmes de Lars von Trier na Dinamarca) O Som e a Fúria, de Portugal, e Busca Vida Filmes, do Brasil, surgiu como um convite do festival dinamarquês “CPH:DOX”. As diretoras, que não se conheciam, tiveram uma semana para chegar a um tema comum. Após conflito de ideias, conseguiram alinhavar um meio termo entre seus objetivos individuais.

“O tempo inteiro o espírito crítico é forte quando se divide a direção. O exercício de conseguir compartilhar e negociar ideias é bastante trabalhoso. Apesar de difícil, acho que a diferença de olhares enriqueceu o produto final”, conta Petra.

Além das díspares culturas e interpretações que moldaram a narrativa, o roteiro ainda foi acrescido de um elemento surpresa. “Ficamos sabendo que a Olívia estava grávida após convidá-la, então, decidimos incorporar essa nova situação à narrativa, o que a deixou mais rica. Começamos a trabalhar como a gravidez dá um novo sentido à vida da mulher. No caso específico, como uma atriz, que trabalha o tempo todo com seu corpo, se vê como um veículo para gerar uma vida”, conta Petra.

E, assim, como em um ciclo, mais uma vez, Petra se aproxima de ‘Elena’. “Os dois filmes problematizam a mulher, a atriz, no lugar do sacrifício. Como em um movimento de continuidade, em ‘Elena’ mostrei a passagem da adolescência para a vida adulta, agora me debruço sobre a transformação seguinte da vida da mulher, a maternidade. Porém, ‘Elena’ mostra como ressignificar a vida através da morte e ‘Olmo’ ressignifica através do nascimento”, conclui. Já premiado no festival “CPH:DOX“, “Olmo e A Gaivota” chega aos cinemas brasileiros no segundo semestre de 2015. Mariana Pitasse ( mariana.pitasse@brasileconomico.com.br )

Link permanente -

Deixe um Comentário


« Gravidez é tema de filme em Locarno - Diretora de 'Elena' mergulha na mente de artista grávida »